Você já pensou em estruturar uma campanha de marketing para TI, mas ainda não sabe ao certo como começar? Continue no texto para entender de uma vez por todas de que modo o marketing pode ajudar sua empresa a melhorar os resultados, como estruturar um planejamento de marketing e aplicar as estratégias.
O que é marketing?
Podemos entender o marketing como um conjunto de processos e práticas que agregam valor a produtos e serviços. Uma boa estratégia de marketing é fundamentada em objetivos bem definidos, acompanhamento de métricas e análise dos resultados. Dessa forma, a cada encerramento de ciclo ou campanha, os dados coletados servem de referencial para os próximos esforços.
O papel do marketing em uma empresa de TI
É até fácil encontrar materiais sobre como a área de Tecnologia da Informação contribui para a evolução de outros setores. Um desses territórios transformados foi o mundo do marketing.
Isso porque, após o boom tecnológico, assistimos a diversas transformações, em especial no que diz respeito a como as pessoas interagem com a tecnologia, o que por sua vez, influenciou os departamentos de marketing.
Além do surgimento de tecnologias que possibilitaram a automação de marketing e transformações no próprio setor, como a evolução do Marketing Digital; novos canais de comunicação, no meio digital, também foram criados. Exemplo disso são as redes sociais, capazes de criar conexão entre pessoas e marcas — campo fértil para a atração de potenciais clientes.
Sendo assim, estabelecer uma presença assertiva no meio digital, pautada em boas ações de marketing, pode não só ajudar a definir como uma empresa é percebida pelo seu público, mas também auxilia no atendimento ao cliente e no processo de vendas.
Ao identificar quais são as possibilidades de se agregar valor ao seu serviço ou produto, uma boa estratégia de marketing é capaz de estabelecer metas e gerar resultados cada vez melhores, refletindo em mais vendas, ou mais visibilidade, dependendo do seu planejamento.
Alinhando marketing e TI
Agora que você já sabe mais sobre como funciona o marketing, é hora de entender como colocar em prática tudo que você viu. Seguindo as recomendações abaixo você tem tudo para executar uma estratégia de sucesso.
Faça um estudo de mercado
Aqui, estamos falando sobre estratégias de marketing para TI, mas independentemente do seu nicho de mercado, é sempre bom estudar seus concorrentes. Assim, você identifica pontos fortes e fracos a serem trabalhados — ou evitados — em estratégias futuras para o seu negócio.
Precisamos levar em consideração, também como é feito o posicionamento desses players e quais as necessidades externas. Fora que, esse processo ajuda a conhecer melhor o seu público-alvo, o que faz com que você consiga aplicar estratégias que sejam efetivas e que estejam alinhadas com as metas traçadas.
É importante entender bem o seu nicho de mercado. Assim você tem uma compreensão mais ampla, não só da concorrência, mas também sobre possibilidades de crescimento e oportunidades a serem exploradas.
Saiba seus pontos fortes
Além dos insights externos, o estudo de mercado traz benefícios para o desenvolvimento interno do seu negócio.
Quando você passa a estudar o comportamento da concorrência, pode também, identificar aquilo que faz sentido nos processos internos. Conhecendo esses fatores, você tem em mãos um inventário de diferenciais que serve de base para as estratégias de marketing.
Afinal de contas, reconhecer o diferencial da sua empresa ou serviço, torna mais sólidas as proposições de valor ao seu cliente. Por consequência, torna mais consistente os posicionamentos da marca.
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Determine seu público-alvo
Outro benefício gerado pelo estudo de mercado é o afunilamento do público-alvo. Quando você sabe exatamente qual o seu público, os esforços de marketing para TI podem ser empregados de maneira mais assertiva.
Portanto, a análise do público também é fundamental para o desenvolvimento das chamadas personas, que ajudam a ofertar o seu trabalho para pessoas reais que estejam realmente interessadas.
As personas, ou buyer personas, são uma representação fictícia, baseada em dados coletados do seu público-alvo, compostas também por atitudes e comportamentos detalhados. Por isso, o processo de desenvolvimento de uma persona ajuda na concepção do cliente ideal para o seu nicho de mercado.
Defina objetivos e métricas
Ao definir seus objetivos é importante identificar qual o momento do seu negócio e, consequentemente, avaliar qual a melhor abordagem. Seja ela gerar engajamento, visibilidade ou atrair mais contatos para sua lista, por exemplo.
Ao passo que, para acompanhar o desempenho da sua estratégia, é necessário o estabelecimento de métricas. Afinal, são elas que comprovam o sucesso dos seus esforços com as campanhas de marketing.
Por isso, saber delimitar bem seus objetivos acaba ajudando também no processo de acompanhamento das métricas. Se sua meta é aumentar as vendas, não faz muito sentido você se basear na quantidade de visualizações de uma página para definir o sucesso desse objetivo. Uma métrica mais alinhada a essa informação é a taxa de conversão, por exemplo.
Além de condizentes com o objetivo estipulado, as métricas precisam ser de fácil compreensão.
Vale também lembrar de não se prender a métricas de vaidade. É muito comum uma empresa que começa a se posicionar nas redes sociais, querer avaliar o sucesso de campanhas pelo número de seguidores ou likes da plataforma. Mas esses indicadores só fazem sentido se estiverem alinhados com os propósitos certos.
Vantagens de usar marketing em TI
Se pensarmos no campo de vendas, por exemplo, uma boa estratégia de Inbound Marketing para TI auxilia na otimização desse processo ao atrair mais pessoas e gerar leads mais qualificados para a sua equipe comercial.
Para isso, algumas estratégias, como o uso de blog para geração de conteúdo relevante, a captação de leads por meio de landing pages e a nutrição de leads por meio de e-mail marketing, são boas práticas.
Quando pensamos nas particularidades do setor de TI, percebemos que esse é um mercado do qual uma das maiores carências do público é a falta de conhecimento específico. Essa dor do consumidor pode ser explorada. Levando esse fato em consideração, seus esforços de marketing precisam fornecer informação suficiente para que ele se sinta seguro para realizar a compra. E esse é só um exemplo da aplicabilidade.
Demonstra conhecimento e autoridade
Da mesma forma que empresas buscam pelos melhores profissionais no mercado com certificações em TI, domínio de softwares ou conhecimento específico para o melhor cumprimento da função, pessoas também procuram pela empresa que melhor entenda e resolva sua dor. É nesse momento que ela precisa encontrar a solução que você oferece!
Quando uma empresa se compromete a entregar um conteúdo de valor, que realmente atende as dores do consumidor, ela não está só guiando um possível comprador pelo funil de vendas. Ao demonstrar domínio sobre os assuntos da área, a empresa, consequentemente, vai ganhar autoridade em seu campo de atuação.
Gera confiança
Além disso, estreitam-se os laços entre consumidor e empresa. Cenário ideal para aumentar não só as vendas, mas a satisfação do cliente.
É importante lembrar que, hoje em dia, as pessoas se relacionam com empresas em que elas acreditam e confiam.
Portanto, demonstrar conhecimento e autoridade é passar segurança para seus possíveis clientes.
Utiliza diferentes formatos e canais digitais
Como já vimos, existem diversos canais digitais para a atuação. Redes sociais, e-mail, mecanismos de busca, landing pages, e por aí vai. Assim, é preciso se atentar sempre nas configurações de cada canal e entender como cada conteúdo funciona dentro dele.
Um texto grande, por exemplo, não teria um bom desempenho no Instagram, mas é uma peça essencial para a estratégia de conteúdo em blog. Já um formato que faz mais sentido para esse tipo de canal, seria uma imagem com apenas uma chamada do tema e uma descrição curta, possivelmente convidando para um link de redirecionamento que levaria até a postagem, por exemplo.
Isso não significa que a sua empresa precisa estar presente em absolutamente todas as redes sociais e todos os canais de comunicação. Mas é importante se posicionar naqueles que fazem sentido, que geram relevância ao conteúdo veiculado.
Abaixo, listamos alguns formatos de conteúdos que podem ser utilizados em diversos canais:
- Blog Posts
- Podcasts
- e-Books
- Imagens
- Vídeos
- Infográficos
- Posts em redes sociais
- Estudos de caso
- Perguntas e respostas (F.A.Q)
É claro que o uso de cada conteúdo vai depender do seu objetivo e do canal, o importante é que cada peça faça sentido dentro da estratégia.
Fazer conteúdo só pelo volume é um erro que precisa ser evitado. Geralmente é na fase de escopo de cada projeto que se delimita quais serão os canais utilizados e os conteúdos veiculados.
Agora que você conhece um pouco mais sobre como o marketing para TI pode ajudar no crescimento da sua empresa, você já pode aplicar os conhecimentos e traçar uma estratégia que funciona para o seu objetivo.
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