Conteúdo relevante e atual para MSP’s

Logo Datasafer

| Blog

Saiba o que é transformação digital nas empresas e como aplicá-la

A transformação digital tem revolucionado a relação das empresas com a tecnologia. Se antes esse tipo de assunto era restrito ao setor de Tecnologia da Informação (TI), agora ele está na pauta dos segmentos mais estratégicos das corporações. 

Compreender como esse conceito atua e quais são suas formas de aplicação é imprescindível para utilizá-lo, a fim de elevar a eficiência e o nível de produtividade das operações. Por isso, confira no conteúdo abaixo o que é transformação digital nas empresas e saiba como ela irá te ajudar a ganhar em desempenho!

O que significa transformação digital?

A transformação digital consiste na integração da tecnologia aos processos de empresas, utilizando-a como ferramenta para solucionar os problemas convencionais das corporações.

É um modo de acompanhar as inovações e avanços tecnológicos, e sua aplicação pressupõe uma mudança importante nas operações, na cultura e nos princípios da empresa.

homem e mulher olhando tela de computador
Entender o que é transformação digital possibilita dar o start no caminho de sua implementação.

Apesar de ser uma modificação radical para muitas corporações, a transformação digital busca trazer mais agilidade, eficiência e aceleração. Essa alteração estrutural pode, portanto, melhorar os resultados, aumentando a produtividade e o alcance das empresas.

Funcionamento e impactos do conceito

Ao adotar o conceito de transformação digital, a empresa deve colocar a tecnologia como prioridade e entendê-la como peça fundamental para a criação de vantagem competitiva e geração de receita e valor.  A ideia é que ela seja a base dos processos, do começo ao fim. 

A prática da transformação digital visa dar subsídios para a melhoria das operações internas da empresa, das entregas e do atendimento e relacionamento com o público consumidor. Isso é feito utilizando recursos tecnológicos que permitam minimizar ações pouco necessárias ou que possam demandar menos tempo, trazendo ganho em produtividade.

Para que a transformação digital realmente funcione, é preciso investir não só nas tecnologias, mas também em planejamento estratégico. É necessário traçar um cronograma para cada implementação, além de criar treinamentos para fundamentar as atuações cotidianas dos colaboradores. 

reunião sobre gestão de empresas
A transformação digital é um processo muito importante para melhorar a gestão de empresas.

Entre os impactos gerados pela transformação digital, pode-se destacar a redução de custos, já que processos menos produtivos são otimizados, o ganho em performance e escalabilidade, além da consequente satisfação dos clientes com os produtos, serviços e atendimento.

Tendências no segmento

O segmento de tecnologia está em constante inovação. Ferramentas, softwares e conceitos são criados para auxiliar o dia a dia das pessoas e empresas. Conhecê-los ajuda a entender como eles podem ser aplicados da melhor forma. Por isso, confira a seguir algumas das tendências em transformação digital:

Big data

O conceito de big data é definido como a análise de conjuntos de dados amplos, a partir de soluções específicas, que consigam comportá-los e interpretá-los. Com a popularização do acesso à internet e do tratamento de informações, essas ferramentas estão cada vez mais em alta. 

A maior aplicação do big data é no direcionamento de decisões de negócio, por exemplo, um lançamento de produto. A partir dessa análise é possível mapear o comportamento de clientes e tendências, percebendo com precisão quais são as oportunidades de atuação.

Inteligência artificial

Outra tendência de transformação digital é o uso de soluções de inteligência artificial (IA). Máquinas e sistemas de IA conseguem simular as capacidades humanas de inteligência e utilizá-las para executar tarefas, reconhecendo padrões em dados e utilizando-os para se aprimorar.

Robô interagindo com os dizeres "AI" de Inteligência artificial
A inteligência artificial é uma ótima possibilidade de diminuir os esforços em processos muito frequentes.

Nos negócios, a IA pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas, mas que dependem de energia humana. Os chatbots são um exemplo clássico, que contam com respostas para as perguntas mais recorrentes de clientes e ajudam a encaminhá-lo caso não consiga resolver o problema.

Realidade aumentada

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que possibilita a inserção de elementos virtuais à visualização do real. Esse tipo de solução é muito útil para apresentar as dimensões reais de produtos, como móveis e roupas, além de ser um recurso criativo potente para o entretenimento.

Outras aplicações possíveis da tecnologia são na área da saúde, na realização de cirurgias, por exemplo; na tradução de textos, a partir de fotos; e na educação, ao adicionar elementos a conteúdos de materiais didáticos.

Internet das coisas

O conceito de internet das coisas se refere à conexão de objetos do cotidiano à internet, possibilitando uma interação em rede entre com outros itens. A utilização desse tipo de tecnologia pode ser diversa e ocorrer em vários segmentos. 

Os tratores automatizados, os eletrodomésticos programáveis e as roupas inteligentes, que permitem auxiliar diagnósticos médicos, são alguns dos exemplos dessa tendência de transformação digital.

coisas da cidade conectadas em rede
A internet das coisas cria uma rede de interação entre os objetos do cotidiano.

Segurança da informação

A segurança da informação é outro aspecto que figura como tendência na implementação da transformação digital. 

Isso porque as invasões e roubos de dados de empresas têm aumentado consideravelmente e, ao mesmo tempo, há a necessidade das corporações adequarem os tratamentoExemplos de transformação digitalàs legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Nesse contexto, conceitos como privacy by design, que busca incorporar as noções de privacidade e proteção de dados para a concepção de produtos ou serviços, e soluções como o cloud backup, que permite que empresas mantenham cópias de suas informações armazenadas em nuvem, são aliados na busca por proteção.

Exemplos de transformação digital

As histórias de sucesso na aplicação do conceito de transformação digital são inúmeras e provam que ao colocar a tecnologia como pilar dos processos, é possível tomar decisões mais acertadas e que impulsionam o negócio. 

Em 2015, a varejista brasileira Magazine Luiza, já consolidada por conta de suas lojas físicas, começou um processo de implementação de inovações digitais que a elevou de patamar. 

Além de investir no e-commerce, a empresa baseou suas estratégias digitais em análises big data e se tornou uma plataforma de marketplace. Como resultado, a Magalu viu, em 2019, suas ações na bolsa de valores valorizarem mais de 1000% desde que abriu seu capital, oito anos antes.

O Banco Inter também é um exemplo de empresa brasileira que conseguiu ampliar suas operações e lucros após a transformação digital. 

Fundada em 1994, a então financeira Intermedium atuava no ramo de crédito imobiliário. Em 2008, a empresa recebeu autorização do Banco Central para atuar como banco múltiplo. A mudança de chave da instituição ocorreu seis anos depois, com o lançamento da conta digital, que fez com que seu número de correntistas tivesse um enorme aumento, gerando um crescimento anual de 83,6% somente em 2017.  

Outro exemplo conhecido de grande êxito no processo de transformação digital é a Netflix. A empresa norte-americana nasceu em 1997, como uma locadora de DVDs online.

sede da netflix
A Netflix é um dos exemplos de negócio que teve um boom após a transformação digital. Foto: Divulgação/Netflix

Em poucos anos, a corporação já havia crescido exponencialmente e, em 2010,  lançou seu serviço de streaming e viu seu modelo de negócio principal migrar para o digital. No ano seguinte, a Netflix já contava com mais de 23 milhões de assinantes nos Estados Unidos e sua receita ficou na casa dos bilhões.

Transformação digital e empresas: como aplicar

Aplicar a transformação digital na empresa pode não ser um processo muito fácil, mas, como visto anteriormente, seus resultados podem ser surpreendentes. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para quem está iniciando esse processo. Veja abaixo:

1. Analise os processos

Antes de começar a implantar o conceito, é preciso olhar de forma criteriosa para os processos da empresa, a fim de encontrar os gargalos que a tecnologia pode ajudar a solucionar. Dependendo do tamanho da corporação, pode ser interessante definir uma equipe para isso. 

2. Busque soluções

Após a análise das operações, chega a hora de buscar soluções que possam auxiliar na resolução dos problemas encontrados. O mais importante nesse sentido é tentar compreender como o produto ou serviço pode otimizar o processo e se ele realmente traz um ganho em produtividade.

3. Estabeleça um plano de ação

Quando encontrar as soluções que funcionem para o negócio será necessário criar um plano de ação para sua implementação. Nele devem constar as datas de instalação e início de operação, além dos treinamentos. Também é possível descrever os resultados esperados com a nova tecnologia.

4. Crie uma cultura baseada no digital

Em conjunto com a transformação das operações da empresa com foco no digital, é preciso elaborar uma nova cultura para a corporação, centrada na tecnologia. Esse é um aspecto fundamental para uma aplicação efetiva do conceito e irá ajudar a engajar os colaboradores com os novos posicionamentos do negócio. 

Entender como funciona a transformação digital e como ela pode ajudar as empresas a conquistarem operações mais eficientes é muito importante para dar os primeiros passos nesse sentido.