Mais do que entender o que é infraestrutura de TI, é importante que os gestores de instituições compreendam o gerenciamento desses ativos de forma eficiente. Esse conhecimento é essencial para a proteção e continuidade dos negócios.
Muito mais que uma questão vital, uma boa gestão é capaz de otimizar resultados de produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Para agir de forma estratégica, é necessário conhecer bem os recursos e utilizá-los com sabedoria.
Por isso, vamos rever as questões básicas sobre infraestrutura de TI e, ao final do conteúdo, trazemos algumas dicas de gerenciamento. Boa leitura!
O que é infraestrutura de TI?
A infraestrutura de TI pode ser definida por um conjunto de recursos computacionais, incluindo hardware, software, rede, sistemas e serviços. Esses componentes trabalham de maneira integrada e permitem que organizações desenvolvam suas atividades de forma mais eficiente.
Definir uma estrutura é uma tarefa complexa, pois devemos considerar o gerenciamento, os componentes, a distribuição e a utilização. Para simplificar, podemos afirmar que existem dois tipos de infraestrutura de TI mais comuns: a tradicional e a baseada em computação em nuvem.
A infraestrutura tradicional se refere a sistemas físicos e locais, nos quais hardware, software e dados são armazenados localmente e gerenciados pela própria empresa. Essa modalidade também é chamada de on premise e requer investimentos constantes para a manutenção a fim de evitar que fique obsoleta rapidamente.
Já a computação em nuvem ou cloud computing é uma solução baseada em serviços que utiliza o compartilhamento de recursos de forma remota. Isso possibilitou o surgimento de novos modelos de negócios “as a Service” e amplo acesso a tecnologias, sem a necessidade de empresas realizarem altos investimentos em infraestrutura própria.
Existe, ainda, um terceiro tipo para a lista de exemplos de infraestrutura: a hiperconvergente. Ela é baseada em virtualização, unindo em um mesmo dispositivo o armazenamento, o processamento e a rede.
Pode ser aplicada em ambientes on premise ou em nuvem, porém tem custo relativamente maior, e mesmo permitindo flexibilidade, a cloud computing ainda oferece maior escalabilidade.
Qual a importância da infraestrutura de TI?
O objetivo da infraestrutura de TI é garantir que as operações envolvendo Tecnologia da Informação de qualquer empresa possam ser realizadas de forma eficiente, segura e confiável. Isso pode incluir servidores de armazenamento e processamento de dados, redes com diferentes dispositivos e sistemas, além de softwares para automatização de tarefas e processos.
Considerando a complexidade dos recursos utilizados na construção dessa base tecnológica, a segurança da informação deve ser entendida como uma necessidade vital para as empresas. Afinal, é essencial ter as ferramentas necessárias para proteger as operações e os dados de qualquer negócio.
Quando planejada e gerenciada de forma adequada, uma infraestrutura de TI fornece diversos benefícios para as instituições, independentemente de seu porte ou volume de trabalho. Veja abaixo alguns deles:
- Maior eficiência operacional: por meio de automação de tarefas e processos, reduzindo a necessidade de trabalho manual e permitindo o foco em atividades mais estratégicas.
- Melhor colaboração e comunicação: pelo uso de ferramentas de comunicação que facilitam a colaboração e o compartilhamento de informações entre equipes diversas, incluindo colaboradores híbridos e remotos.
- Tomada de decisão mais assertiva: por meio da geração, coleta e análise de dados, é possível estudar cenários de forma mais embasada e chegar a melhores resoluções de problemas.
- Maior nível de proteção: pelo uso de ferramentas que envolvem o resguardo das informações e buscam mitigar brechas de segurança.
De forma geral, a infraestrutura de TI é um elemento crítico para o sucesso das operações de uma empresa. Ela oferece suporte constante e demanda adaptações de acordo com as necessidades do negócio.
Por isso, saber como gerenciar esses componentes é um desafio de todo profissional da área. Afinal de contas, é muito comum que o setor de TI sofra com limitações financeiras e precise adotar cada vez mais iniciativas estratégicas para contornar essa questão.
Componentes da infraestrutura de TI
Uma gestão de infraestrutura de TI eficiente passa por todos os componentes sem que nenhum elemento seja deixado de lado. Vamos rever alguns conceitos para entender a complexidade dessa tarefa!
Hardware
Um dos principais componentes de toda a infraestrutura tecnológica. É composto por ativos físicos que, no geral, são responsáveis pelo processamento, armazenamento e pela transmissão de informações.
Alguns exemplos são: servidores, computadores, roteadores, switches, impressoras, telefones, câmeras de segurança e muitos outros. Tudo que é tocável é hardware.
Software
O software é a parte lógica, utilizada para desempenhar atividades diversas e é executado por meio do hardware. Como exemplos, podemos citar sistemas operacionais, aplicativos, programas de segurança, ferramentas de produtividade e de gerenciamento de bancos de dados.
Rede
A rede é responsável pela conexão de todos os dispositivos físicos e lógicos da infraestrutura tecnológica, permitindo a comunicação entre eles. Pode incluir cabos, roteadores, switches, pontos de acesso wireless e outros itens que permitem a transmissão de dados entre equipamentos.
Gerenciamento de dados
É um elemento crucial da infraestrutura de TI, responsável por garantir que as informações de instituições sejam armazenadas, gerenciadas e acessadas de forma segura e eficiente. Ganhou destaque nos últimos anos com a implementação de regulamentações como a GDPR e a LGPD.
O processo de gerenciamento de dados pode envolver, mas não se limitar, a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD), adoção de soluções para backup e recuperação e o estabelecimento de uma Política de Segurança da Informação (PSI).
Em resumo, é definido pelo estabelecimento de práticas essenciais que garantam a proteção das informações críticas da empresa contra perda, roubo ou uso indevido, sem que isso interfira na disponibilidade de acesso a usuários e execução de suas atividades de trabalho.
Serviços
Os serviços podem ser definidos como entregas de soluções diversas, reunindo diferentes recursos de hardware, software, rede e o que mais for necessário. Eles atendem necessidades específicas de usuários e empresas, sendo entregues de forma a facilitar a execução de tarefas complexas.
Pessoas
Por mais que pessoas não sejam necessariamente um componente, sem elas, nada funciona. Vários profissionais são alocados para diferentes funções, como desenvolvedores, analistas de sistema, especialistas em cibersegurança, suporte técnico especializado, além dos usuários finais, claro.
Afinal, são eles que utilizam os recursos para o cumprimento de funções dentro da organização, sejam diretamente relacionadas com a área de info tech ou não, são parte indispensável da força de trabalho.
Dicas para gerenciamento de infraestrutura de TI
O gerenciamento envolve a identificação de necessidades, avaliações de risco e implementação de soluções, além de monitoramento, manutenção e atualização constantes.
Enquanto a TI fornece ferramentas tecnológicas para a otimização de várias frentes de atuação, é, ao mesmo tempo, uma das áreas que mais sofre com pressão para corte de gastos, o que torna a eficiência desses processos um desafio.
Nesse sentido, um movimento cada vez mais comum é a diminuição de equipes internas e a terceirização de serviços que atendam as necessidades dos negócios. Dessa forma, é possível manter a qualidade de entrega mesmo em um cenário de redução orçamentária.
Relatório da International Data Corporation (IDC), voltado para entender os investimentos do setor de TI para a América Latina, consolida que a aplicação de capital na área de serviços e softwares é tendência entre as empresas e deve continuar crescendo nos próximos anos.
Diante desse cenário, é fundamental que as instituições consigam atuar de forma mais estratégica no gerenciamento de seus recursos. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a gerenciar a infraestrutura de TI de forma otimizada.
Planejamento
O primeiro passo é entender as necessidades do negócio para que seja possível estabelecer metas e prioridades. O objetivo é identificar os componentes críticos da operação e traçar oportunidades de implementação e melhoria sem que isso interfira na disponibilidade e eficiência da infraestrutura.
É bom lembrar que o planejamento é um processo contínuo e deve ser revisado sempre que necessário, levando em consideração não só a relação custo-benefício, mas entendendo como as soluções disponíveis podem agregar valor aos serviços oferecidos pela empresa.
Por isso, é importante envolver outros setores, apresentar as vantagens das soluções estudadas e integrar ao máximo outras lideranças na decisão.
Parcerias com especialistas
Uma boa parceria permite que a empresa foque seus esforços na atividade principal e confie no trabalho de especialistas, como o caso de prestadores de serviços gerenciados para a manutenção de tarefas específicas.
Com a expertise de um profissional experiente, é possível encontrar gargalos e oportunidades de otimização de processos. Assim como as melhores abordagens na solução de problemas, contribuindo para a melhoria contínua e para a redução de custos.
Para que isso aconteça, é necessário estabelecer parcerias que tenham experiência comprovada e entregam soluções personalizadas à instituição.
Tecnologias em nuvem
O uso da nuvem traz uma grande vantagem em relação à escalabilidade das atividades da empresa. É possível ajustar os recursos utilizados de acordo com a demanda, o que significa que a companhia paga apenas pelo que foi usado e quando for preciso.
A migração para a nuvem também pode oferecer maior segurança aos dados, com backups automáticos e criação de ambientes redundantes para armazenamento, além de facilidade de acesso aos arquivos de qualquer lugar com conexão à internet.
Ela também permite um gerenciamento orçamentário eficiente, pois seus gastos são previsíveis, geralmente, conforme o volume utilizado e pagos de forma recorrente.
Priorize a cibersegurança
Os investimentos em segurança da informação devem ser prioridade para as instituições. Como aponta o Relatório do Cenário de Ameaças, da Tenable, o Brasil responde por 43% de todo o volume de dados vazados em 2022, equivalente a mais de 112 terabytes de informação comprometida.
Além disso, somos o segundo país mais visado em ataques cibernéticos, como o ransomware, tendo crescimento de 37% no número de registros de incidentes de segurança em relação ao ano anterior. Outro dado interessante é que 41% das investidas foram realizadas contra pequenas e médias empresas.
É importante que as lideranças de organizações, independentemente do porte, entendam que a cibersegurança é uma questão urgente. Por mais que seja necessária a redução de custos, existem alternativas viáveis que podem ser alcançadas com um bom gerenciamento.
Pode não ser uma tarefa fácil fazer com que gestores de outros departamentos entendam a importância dessas questões e reconheçam os riscos da falta de investimento. Ainda assim, a conscientização é o primeiro passo para mudar o cenário atual de ameaças.
Depois de todo o conteúdo, fica evidente que entender o que é infraestrutura de TI e como gerenciar de forma eficiente esses ativos são importantes para a saúde de qualquer negócio. Mantenha-se informado sobre o universo da Tecnologia da Informação, acompanhe a Datasafer pelo blog e redes sociais!