Já são mais de 4 milhões de domínios “.br” registrados, e no dia 18 de abril desse ano o “.br” completou 30 anos.
Nesse período o “.br”, operado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), firmou-se como um dos “domínios de topo para código de país” (ccTLD ou country-code Top Level Domain) mais bem-sucedidos do mundo.
Entenda como o registro no domínio pode proteger o seu site
História
No dia 18 de abril de 1989, Jon Postel (IANA – Internet Assigned Numbers Authority), responsável pela atribuição de domínios de topo, delegou o “.br” ao grupo que operava redes acadêmicas à época na FAPESP. Inicialmente o “.br” foi usado para identificar máquinas no ambiente acadêmico, e os registros eram poucos e feitos manualmente.
Em 1991, com o acesso à Internet já estabelecido no Brasil, foi criada uma estrutura de nomes sob o “.br” contemplando os subdomínios “gov.br”, “com.br”, “net.br”, “org.br” e “mil.br” – respectivamente destinados ao governo, empresas, organizações sem fins de lucro e forças armadas.
A partir da expansão da Internet no país na área comercial em fins de 1994, o “.br” passou a crescer rapidamente: de 851 domínios registrados em 1995, alcançava mais de 7.500 nomes no mês de dezembro de 1996. O processo passou a ser automatizado e a marca de 1 milhão de domínios foi atingida em 2006, dez anos após. A trajetória dos 30 anos do “.br” é narrada por Demi Getschko no vídeo animado:
Como o registro .br pode assegurar a proteção do seu site
O registro de um domínio somente como .COM deve ser feito para “preservar” o nome e a reputação que o site da sua empresa tem. Ocorre que para registrar um domínio .COM é muito simples e sem muitas verificações, bastando ter um CPF e fornecer alguns dados. Desta forma, um concorrente mal-intencionado pode, por exemplo, registrar o mesmo nome do seu site e utilizar a versão .COM para outros fins, confundindo os seus clientes em buscas no Google.
Ao criar um domínio COM.BR, o interessado é obrigado a aceitar um contrato onde este confirma que tem alguma propriedade sobre o nome definido, assumindo assim todas as responsabilidades legais sobre isto. Já um domínio .COM não possui este procedimento.
Outros benefícios de se adquirir o domínio .br:
– Identidade: a maneira mais fácil do seu site ser identificado como sendo do Brasil.
– Preço: garantia da estabilidade dos preços. Em 2019 o valor para manutenção do domínio é de R$40,00 por ano.
– Extensões especiais: o usuário pode usar uma das mais de 120 categorias oferecidas, um advogado pode usar .adv.br e uma ong pode usar .ong.br. Cidades turísticas ou hotéis podem usar os domínios: salvador.br ou rio.br, por exemplo. Veja as categorias disponíveis em https://registro.br/dominio/categorias/
– Redirecionamento: ao utilizar o domínio “.br” você pode redirecionar qualquer URL externa gratuitamente, de modo que, todo usuário que digitar o seu domínio será direcionado para a página definida por você. Veja no vídeo como fazer o redirecionamento: https://youtu.be/rRlIHSyykuE
– Domínios disponíveis: encontre o endereço que deseja e com as possíveis extensões disponíveis.
– Atendimento: conte com atendimento em português.
Por que registrar um domínio de Internet?
Mesmo para profissionais autônomos e consultores, é importante ser encontrado na Internet pelos seus clientes para apresentar o seu portfólio de serviços e demonstrar a sua reputação profissional.
Se você ainda não tem um registro de domínio, veja aqui como é fácil obter o seu domínio exclusivo: https://registro.br/ajuda.html?secao=novosDominios