Conteúdo relevante e atual para MSP’s

Logo Datasafer

| Blog

Compreenda a diferença entre governança e gestão de TI

No dia a dia de prestadores de serviços gerenciados de TI, é comum encontrar todo tipo de empresas, ou melhor, de pessoas. Nem todas possuem o mesmo nível de conhecimento sobre os processos e serviços, sendo habitual que não saibam qual a diferença entre governança e gestão de TI.

Ainda assim, como prestador de serviços, seu papel é explicar de forma precisa como tudo funciona e qual a importância desses processos na sua atuação como MSP. É comum que surjam dúvidas diante de tantas nomenclaturas. Por isso, neste conteúdo, vamos entender melhor esses dois conceitos, começando pela sua diferença.

Qual a diferença entre governança e gestão de TI?

A confusão é comum, pois ambos estão interligados e servem ao mesmo propósito: agregar valor às atividades do negócio. Porém, a governança de TI é o processo pelo qual se garante que os objetivos sejam alcançados por meio do planejamento estratégico de TI. A gestão de TI, por outro lado, é o processo pelo qual se planeja, executa e monitora o uso dos recursos para atingir os objetivos da organização.

Alguns exemplos de objetivos de governança de TI incluem o aumento da eficiência, a redução de custos, a diminuição de falhas e a melhoria da segurança da informação. Já os de gestão abrangem o desenvolvimento de sistemas e o gerenciamento de softwares e ferramentas de TI.

De forma mais simples, a governança de TI é a estrutura que define as responsabilidades de cada membro da organização com relação ao uso da tecnologia. Já a gestão de TI é a forma como essas responsabilidades são cumpridas. Ou seja, a gestão é a prática, e a governança, a teoria.

Banner com o texto: Quer saber quais são os tipos de armazenamento? Clique aqui!

Governança de TI

A governança de TI pode ser entendida como uma forma de organização. Por meio dela, são sistematizadas as melhores práticas e ferramentas do setor de TI para que estejam alinhadas às estratégias gerais da empresa. Geralmente, lida com questões de curto, médio e longo prazo. 

É comum que exista um comitê composto por membros importantes da administração envolvidos na governança de TI de empresas, como diretores, sócios e gestores de outros departamentos. Ainda assim, a figura central do setor de Tecnologia da Informação é o Chief Information Officer (CIO), que pode ser entendido como o diretor da área.

Se surge a necessidade de adoção de um novo software, por exemplo, é a governança de TI, primeiramente, por meio do CIO, que estuda as vantagens e desvantagens dessa nova ferramenta. Depois, as informações são compartilhadas com o restante do comitê, que avalia os benefícios da adoção e toma a melhor decisão.

No entanto, a governança de TI não se limita a isso. Ela também é responsável pelo alinhamento estratégico de ações desempenhadas pelo setor, auxiliando na entrega de valor, na redução de custos e no aumento da produtividade. 

Para isso, implementa diretrizes, planeja orçamentos, acompanha métricas e avalia o desempenho das estratégias traçadas, renovando-se sempre que necessário.

Dois colaboradores que fazem parte da Governança de TI da empresa.
A governança de TI cuida da avaliação das estratégias aplicadas e da elaboração de planos de ação.

Também é responsável pelo compliance, como a gestão de riscos, a proteção de dados, a segurança da informação e a conformidade com as leis e os regulamentos, tal qual a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Fica mais fácil entender a governança de TI quando percebemos sua atuação estratégica para o funcionamento dos negócios, sendo uma subdivisão da governança corporativa — responsável por gerenciar os processos e interesses de toda empresa.

Gestão de TI

Focada na aplicação das estratégias, a gestão de Tecnologia da Informação ocorre em todos os processos. Começa com o planejamento, orientado pelas melhores práticas apontadas, passa pela operabilidade dos recursos tecnológicos e vai até a entrega do serviço.

Para garantir que tudo seja feito da melhor forma possível, a opção mais assertiva é seguir as orientações de frameworks, como ITIL ou COBIT® 5. Geralmente, escolhidos por serem complementares, são facilmente adotados e adaptados para diversos negócios. 

Enquanto a biblioteca ITIL fornece recursos e diretrizes para a gestão, o COBIT® 5 concentra referências de implementação, passo a passo. Juntos, são capazes de tornar qualquer atividade de TI mais eficiente e segura, totalmente alinhada às necessidades do negócio.

Especialista em Gestão de TI verificando servidores.
A gestão de TI certifica-se de que todos os processos estão sendo executados como deveriam.

Como governança e gestão de TI se relacionam?

A governança de TI oferece mais oportunidades para a empresa agregar valor aos negócios, alinhando as estratégias para isso. Já a gestão de TI implementa esses procedimentos para atingir os objetivos, garantindo a melhor experiência possível para os usuários finais.

A finalidade de ambos os processos é atender às necessidades do negócio e garantir a satisfação do cliente, viabilizando a agilidade na entrega de produtos e serviços, a otimização dos processos internos e a adequação às normas regulatórias.

Por meio da governança de TI, uma empresa cria diretrizes estratégicas para atender às necessidades do consumidor e cumprir regulamentações, como a LGPD. Enquanto a gestão de TI assegura que essas diretrizes sejam seguidas, aprimorando o uso das ferramentas disponíveis para isso.

Apesar de serem diferentes, é importante que ambos os processos sejam considerados com a mesma importância, uma vez que são complementares e indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Juntos, eles buscam um processo de melhoria contínua.

Essa abordagem é essencial e objetiva a otimização da eficiência e da qualidade dos serviços prestados por meio da identificação, análise, implementação e monitoramento das atividades. Sendo fundamental para garantir que a empresa esteja sempre pronta para atender às demandas de seus clientes.

Agora, você já sabe como explicar a diferença entre governança e gestão de TI de forma simples. Lembre-se que elas são complementares e desempenham papel fundamental na geração de valor. Dessa forma, fica mais fácil para seu potencial cliente perceber como elas estão alinhadas às necessidades do negócio e contribuem estrategicamente.