É inegável que o mercado da tecnologia da informação está em alta. Dessa forma, os técnicos da área encontram, cada vez mais, demandas crescentes tanto por parte de empresas, quanto de usuários finais. Sendo assim, a concorrência vem aumentando e novas tendências não param de bater à porta. Portanto, é imprescindível que os profissionais entendam como vender serviços de TI para não perder clientes e aumentar as vendas.
Quer saber quais os passos necessários para não deixar sua empresa para trás? Então continue a leitura deste texto, pois separamos algumas dicas práticas e fáceis para você aplicar no seu negócio. Confira!
Por que aplicar estratégias de vendas?
As estratégias de vendas são muito importantes para todas empresas, independentemente do nicho. Essas ferramentas ajudam a corporação a se posicionar no mercado, gerar números e, consequentemente, aumentar as vendas.
Com as empresas de TI não é diferente. Por isso, é importante ter uma equipe de vendas bastante alinhada para fechar os negócios e fidelizar mais clientes. Com as estratégias bem definidas é possível atrair os leads certos, ganhar autoridade e alavancar a receita.
Para isso, é necessário encontrar os potenciais clientes, convertê-los e mantê-los.
Como vender serviços de TI
A venda dos serviços de TI se difere de outras, já que não existe uma mercadoria física. Portanto, a equipe comercial precisa aplicar algumas estratégias distintas focando em habilidades, competências e conhecimentos intelectuais.
O mercado de TI é vasto e existem muitos tipos de serviços que o profissional pode oferecer. Alguns deles são segurança da informação, suporte técnico, desenvolvimento de novos sistemas e infraestrutura.
Por isso, nenhuma empresa contrata o profissional de TI por impulso. Dessa forma, é necessário investir no processo comercial e no atendimento ao cliente para alavancar as vendas e conseguir se consolidar no mercado.
Sendo assim, existem diversos aspectos estratégicos que precisam ser levados em conta. Com algumas boas dicas, planejamento e posicionamento de marca, é possível aumentar o faturamento e fidelizar clientes.
Crie canais de comunicação
Para a marca ser conhecida e atrair negócios, é necessário que os clientes cheguem até a empresa. Por isso, é tão importante criar os mais diversos canais de comunicação e mantê-los atualizados. É por eles que os consumidores poderão conhecer o trabalho realizado pela corporação e entrar em contato para uma possível contratação.
Os principais canais que toda a empresa deve apostar são:
- Redes sociais (como WhatsApp, Instagram, Facebook, LinkedIn etc);
- Blog;
- Site;
- YouTube.
Gere valor e torne o produto compreensível
Não é incomum que, quando se pensa em setor de TI, muitas pessoas fiquem confusas e não saibam bem do que se trata, impedindo, assim, o reconhecimento de determinada marca. Portanto, um grande aliado dessa falta de informação é o marketing de conteúdo.
É essa a área que permite a produção de materiais ricos, tais como textos de blog e e-books, que acabam auxiliando na qualificação de leads. Essa estratégia faz com que o cliente tenha contato já pré-existente com a empresa, entenda o que ela vende e, dessa forma, fique mais capacitado para fazer uma compra mais certeira.
Nesse contexto, uma dica valiosa é buscar simplificar a mensagem, evitando jargões da área ou outras particularidades da TI. Assim, é possível garantir que o público leigo entenda com clareza o que a empresa oferece e não faça uma compra às cegas.
Conheça o cliente
Uma outra dica bacana para melhorar as estratégias de vendas é focar em quem compra os serviços, ou seja, o cliente. Por isso, é muito importante que as empresas tenham bem definidas quais as personas alvo, aquelas em que todo o planejamento de negócios é voltado para atingir.
Com esse público bem definido, é possível identificar quais os problemas mais comuns de cada um deles. Já com essas informações, a equipe pode criar gatilhos mentais e preparar argumentos que irão surpreender os prospects.
Essas são apenas algumas das estratégias. É possível recorrer a outras, como conhecer bem os concorrentes, mostrar cases de sucesso para clientes, obter certificações, entre várias opções.
Dicas para gerar lucros
Depois de aplicadas as estratégias de vendas, ainda existem algumas dicas para evitar desperdícios e gerar lucros. Confira algumas delas.
Crie planejamentos
Os planejamentos são a chave necessária para ter uma empresa bem estruturada, com crescimento exponencial de vendas e redução de gastos. Por isso, é muito importante que as marcas levem em consideração essa forma de fazer negócios.
Nessa etapa, é necessário criar cenários realistas, fugindo das fantasias, e elaborar um plano de ação para ter o total controle sobre a situação.
Reduza custos desnecessários
Essa é uma ótima dica para gerar lucros: reduzir os custos desnecessários. No entanto, para evitar maiores dores de cabeça, as empresas precisam prestar atenção e não acabar cortando demais o orçamento de áreas importantes, como o comercial e o marketing.
Aproveite as oportunidades
Não é incomum surgirem novas demandas ou oportunidades todos os dias, afinal, o mundo não para. Para a empresa não ficar para trás, é importante estar atento para as tendências do mercado e se adaptar na medida do possível.
Invista nas estratégias certas
Nada desperdiça uma grande quantidade de dinheiro do que apostar em estratégias duvidosas ou erradas. Sendo assim, é importante contar com um time que saiba o que está fazendo, utilizar as ferramentas adequadas e seguir um planejamento já pré-definido.
Assim, é possível evitar retrabalhos, reduzir custos e otimizar as vendas e serviços.
Com essas dicas práticas e versáteis, vender serviços de TI vai parar de ser um problema e começará a dar resultados, alavancando a receita e fidelizando os clientes!
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