Estar atualizado com as melhores práticas do setor é um desafio constante para profissionais de TI. Além disso, o cenário atual do mercado alerta para escassez de mão de obra qualificada. Diante disso, o que você tem feito para se manter inteirado e se destacar dos demais?
Neste artigo, vamos falar sobre a certificação ITIL 4, que possui reconhecimento global e auxilia na gestão mais eficiente sobre os recursos de TI. Saiba como obter, quais são os diferentes níveis e o que mudou com sua última reformulação.
O que é ITIL?
A sigla ITIL se refere a Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, em português). Por mais que o nome possa enganar, é um conjunto de publicações sobre gestão de serviços de TI. Mesmo que a nomenclatura tenha sido preservada, a ITIL evoluiu muito com o passar dos anos.
Sua primeira edição, em meados dos anos 1980, partiu de uma iniciativa governamental britânica, que buscava padronizar as melhores práticas do setor. Não demorou muito para que esse conjunto fosse adotado pela iniciativa privada, se consolidando como um guia para gestão de tecnologia em diversos países.
Hoje, a ITIL não tem ligação com o governo e quem cuida do seu desenvolvimento e certificação é a Axelos. Sua última revisão foi feita em 2019, a ITIL4, visando se adequar às práticas do mercado, que está cada vez mais focado na prestação de serviços, abandonando o modelo break-fix.
O papel dessa certificação é fornecer um referencial teórico para que a equipe de TI tenha condições práticas de auxiliar as organizações na implementação, continuidade e melhoria dos serviços prestados. Garantindo eficiência por meio do refinamento de processos e redução de gastos de forma estratégica.
O que mudou na ITIL 4?
Desde sua primeira edição, muita coisa mudou no mercado e as publicações sofreram revisões para se adequar a novos setores e segmentos. A última versão, chamada de ITIL 4, foi publicada em 2019 e buscou uma nova visão, dando mais liberdade aos profissionais que lidam com rotinas e ambientes mais complexos.
A primeira grande mudança se dá na forma como é concebido o tema “serviços”. O que antes, na terceira versão da biblioteca, era chamado de “Ciclo de Vida do Serviço”, ou seja, um modelo bem estruturado, dividindo o gerenciamento em cinco etapas, foi revisto e descontinuado.
Consequentemente, nasce uma visão mais abrangente, focada na entrega de valor proporcionada pela ação. O que dá lugar ao “Sistema de Valor de Serviço”. Vistos não mais como processos isolados, mas como um conjunto de práticas não necessariamente conectadas, que venham a ser desempenhadas por um prestador de serviços gerenciados de TI.
Já a segunda mudança vai ao encontro desse novo ponto de vista. A ITIL 4 revisa o termo “processos” e passa a utilizar “práticas” para os conjuntos de técnicas e ferramentas contidos na publicação.
Em um primeiro momento, essa mudança parece banal. Porém, se analisarmos que a reformulação busca tirar a ideia de que determinadas ações estavam restritas às etapas do processo do Ciclo de Vida do Serviço, essa alteração é crucial para a nova visão.
Com isso, melhora-se o entendimento do próprio documento: o ITIL é uma série de indicações e ferramentas, um conjunto de boas práticas, e não de regras a serem seguidas à risca. Dando assim, maior liberdade para o profissional decidir e adequar suas necessidades reais às práticas veiculadas.
Ainda na mesma direção de revisão de conceitos, o “valor”, que na v3 era classificado como algo a ser entregue ao cliente, agora tem o foco na cocriação. Sendo assim, o provedor de serviços que segue as práticas da ITIL 4 percebe que seu papel é auxiliar os clientes a chegarem na melhor entrega possível, juntos.
Como tirar a certificação ITIL 4?
Possuindo diferentes níveis de avaliação, no mais básico, Foundation, o exame ITIL 4 pode ser feito sem que o candidato tenha passado por treinamentos específicos e não possui pré-requisitos. O único custo é a taxa de inscrição da prova. Mas existem diversos cursos preparatórios que podem te auxiliar, caso você sinta necessidade.
O formato da avaliação ITIL Foundation é simples: são 40 questões de múltipla escolha, que deverão ser respondidas em uma janela de tempo de uma hora. Para obter o certificado, o candidato precisa acertar pelo menos 65%, ou 26 itens.
Já sobre o local de aplicação, é possível fazer online, pelo site da PeopleCert ou ainda escolher um centro de exames credenciado. No segundo caso, existe a possibilidade de fazer tanto o exame presencialmente quanto online. E não se preocupe, a prova está disponível em português, e o certificado é válido em qualquer lugar do mundo, independentemente da sua opção de idioma.
Se você possui certificação do antigo ITIL v3, até mesmo de níveis superiores ao Foundation, há a possibilidade de uma prova de transição. Com exigências menores e maior flexibilidade, consulte o site oficial da Axelos para mais informações.
Níveis da certificação
Após obter a certificação de entrada, existem dois caminhos para se chegar ao Specialist, o segundo nível da ITIL 4. São eles, o Managing Professional e o Strategic Leader, com níveis de aprofundamento nas práticas de gestão e liderança.
ITIL 4 Managing Professional (MP)
Criada para profissionais de TI ou que trabalham com times que envolvam tecnologia, tem a intenção de fornecer conhecimento prático e técnico sobre como gerenciar serviços, equipes e fluxos de trabalho bem sucedidos em TI. É separado em quatro módulos:
- ITIL 4 Specialist: Create, Deliver and Support;
- ITIL 4 Specialist: Drive Stakeholder Value;
- ITIL 4 Specialist: High-velocity IT;
- ITIL 4 Strategist: Direct, Plan and Improve.
Para esse nível, é necessário cumprir um treinamento próprio e cada módulo possui uma prova específica. Elas ficam disponíveis após a aquisição de um determinado número de créditos. Se você desejar, pode escolher apenas um módulo, porém para obter o certificado de ITIL Master, todos são necessários.
ITIL 4 Strategic Leader (SL)
Como o próprio nome já sugere, este caminho é próprio para cargos de liderança que ocupam espaços digitais, mas que não necessariamente tenham envolvimento direto com TI. É composta por dois módulos:
- ITIL 4 Strategist Direct, Plan and Improve;
- ITIL 4 Leader Digital and IT Strategy.
Profissionais que já sejam Specialist na trilha MP, precisam cumprir apenas o segundo módulo para obter o certificado. Isso porque o “Strategic Direct, Plan and Improve” é compartilhado pelos dois caminhos.
Há também alguns módulos suplementares, que podem ser feitos à parte. Um sobre sustentabilidade e tecnologia, outro sobre aquisição e gerenciamento de serviços em nuvem. Os dois foram lançados estrategicamente para atender às novas demandas do mercado.
Para se tornar um ITIL 4 Master, é necessário ter passado por todas as certificações e ter, pelo menos, cinco anos de experiência em cargos de liderança de serviços de gerenciamento de TI. Também não existe uma prova específica e seus conhecimentos serão testados por uma situação real que será avaliada por uma banca.
Vantagens em obter a certificação ITIL 4
Com a última reformulação da ITIL, novas práticas como Lean, Agile e DevOps são levadas em consideração. Assim, foram incorporados a este framework de gerenciamento de projetos e serviços, princípios como otimização, corte de desperdícios e inovação. Com essas práticas você se torna um profissional indispensável para qualquer projeto.
Já dá para ter uma ideia que além de um passo a mais na sua carreira, a certificação vai permitir um gerenciamento mais eficiente e cuidadoso. Com isso, você terá recursos o suficiente para:
- reduzir gastos;
- melhorar os fluxos de trabalho das equipes;
- estar mais alinhado às demandas recentes das empresas;
- promover maior visibilidade ao setor de TI dentro das organizações;
- auxiliar negócios na entrega de valor aos clientes;
- oferecer vantagem competitiva às empresas com seus conhecimentos.
Obter a certificação ITIL 4 e estar alinhado a essas práticas faz de você um profissional mais bem preparado para lidar com questões atuais e pertinentes aos negócios. Dessa forma você aperfeiçoa sua prestação de serviços e melhora a entrega ao seu cliente.
Gostou da dica? Continue acompanhado a Datasafer pelo blog e redes sociais!