A segurança da informação é um aspecto priorizado cada vez mais pelas corporações, principalmente pelo aumento da discussão sobre dados e pela vigência de legislações de regulamentação. Para a fortalecer a gestão e o monitoramento da proteção de informações, alguns parâmetros podem ser utilizados, como os da norma ISO 27.001.
Para te ajudar a entender como funciona sua aplicabilidade em empresas, preparamos um guia completo sobre a ISO 27.001: o que é, benefícios, etapas de implementação e como obter o certificado. Confira!
O que é ISO 27.001?
A norma ISO 27.001 define o padrão internacional de gestão da segurança da informação, estabelecendo os requisitos para seu gerenciamento nas empresas, por meio de processos e controles.
A ideia é assegurar um alto nível de proteção de dados e o regramento conta com a descrição das melhores práticas para garantir isso, além de servir como referência para a adequação de operações.
Se aplicados, os parâmetros da ISO 27.001 propiciam os três pilares do conceito de segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Esses aspectos são fundamentais para a privacidade e proteção de dados e também para a continuidade dos negócios.
Seus requisitos podem ser certificados e acreditados. Alguns deles são: controles de acesso, criptografia, segurança de operações, gestão de incidentes e realização de backups.
Por que aplicá-la?
A segurança da informação é essencial por vários motivos e a ISO 27.001 contribui como uma diretriz para sua garantia. Além disso, com a certificação, a norma é balizadora do nível de proteção de dados da corporação.
A adequação ao regramento também assegura a conformidade com legislações vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) brasileira e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados europeu, conhecido como GDPR.
Outro ponto beneficiado pela aplicação dos parâmetros é a elevação da confiança de clientes e parceiros, que sabem que seus dados estão realmente seguros no tratamento da empresa.
A diminuição de intercorrências ligadas à segurança da informação, como vazamentos ou indisponibilidade de dados, também é uma vantagem da ISO 27.001 e gera, consequentemente, uma redução de gastos pela organização.
A governança corporativa e a gestão de riscos da empresa são outros aspectos impactados positivamente pela adoção das práticas descritas na norma.
Implementação da ISO 27.001
Para implementar a ISO 27.001, é preciso realizar vários procedimentos na empresa. A seguir, listamos os principais deles!
- Contar com apoio da gerência e/ou diretoria;
- Entender a implementação como um projeto;
- Definir qual ou quais setores serão objeto do projeto de implantação;
- Criar a política do Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI);
- Estabelecer uma metodologia e realizar a avaliação de riscos;
- Elaborar a Declaração de Aplicabilidade com quais controles da norma serão aplicados;
- Produzir o Plano de Tratamento de Risco;
- Determinar métricas para controles;
- Implementar controles obrigatórios descritos na ISO 27.001;
- Preparar a equipe que operará o sistema de gerenciamento;
- Iniciar a operação do sistema;
- Documentar práticas;
- Analisar e auditar a operação para encontrar possíveis gargalos;
- Corrigir os problemas.
As etapas elencadas acima ajudam a nortear a implantação de um SGSI seguindo os parâmetros da norma e iniciar o processo de obtenção da certificação da ISO 27.001.
Como obter a certificação?
Para validar a adoção dos parâmetros da norma, muitas empresas recorrem à certificação, embora ela não seja obrigatória para seguir os requisitos.
O processo de conquista da autenticação envolve dois estágios. O primeiro é uma análise pela entidade certificadora do SGSI e dos documentos elaborados pela corporação, como a Declaração de Aplicabilidade, para a verificação de gaps, que deverão ser solucionados.
Já o segundo estágio consiste na avaliação formal, com auditorias in loco na corporação para validar se os parâmetros estão realmente sendo cumpridos e se estão em conformidade com o apresentado na documentação da primeira etapa.
Caso a certificação seja obtida, iniciam-se, então, as visitas de supervisão, a fim de verificar se as condições continuam adequadas e para incentivar a melhoria dos processos.
A ISO 27.001 é uma ótima ferramenta para as empresas elevarem o nível de segurança da informação e protegerem seus dados e dos clientes. Assim, é possível aumentar sua confiança e até reduzir os gastos da corporação.