Embora muitas vezes sejam entendidos como os mesmos processos, backup e sincronização são procedimentos distintos e que cumprem funções diferentes. Você deve, então, estar se perguntando: “Quais são elas e como saber qual o recurso que atende mais às minhas necessidades?”.
Para te ajudar a entender as características dessas ferramentas e as aplicabilidades que elas possuem no dia a dia e nas atividades das empresas, preparamos este conteúdo sobre as diferenças e como utilizá-las. Continue a leitura e confira!
Ferramentas de armazenamento e sincronização
As ferramentas de armazenamento e sincronização, como Google Drive e DropBox, visam manter os dados disponíveis em diferentes dispositivos simultaneamente. É possível acessar os arquivos no computador e no celular, por exemplo.
Elas, na realidade, não criam cópias das informações, apenas as mantêm acessíveis e editáveis em mais de um aparelho ao mesmo tempo.
Por isso, essas ferramentas não têm um caráter de proteção dos dados. Ao desativar a sincronização e o compartilhamento, deixa de ser possível aceder aos arquivos.
É um recurso interessante para quem precisa visualizar ou alterar arquivos em mais de uma plataforma, mas não para mantê-los em segurança em caso de adversidades.
Softwares de backup
O software de backup é um recurso que cria cópias de segurança de dados digitais. Esse procedimento é realizado para poder recuperar e manter as informações disponíveis mesmo quando ocorram incidentes, tanto de origem interna, como exclusões; quanto advindas de fatores externos, como os desastres naturais.
Os softwares de backup são responsáveis, então, por criar essas cópias de arquivos, sistemas ou bancos de dados e preservá-las em um lugar seguro, como a nuvem. É um processo essencial no gerenciamento de informações pelos setores de TI e para a continuidade dos negócios.
Esses mecanismos permitem ainda a automatização do procedimento, colaborando para a atualização, aspecto fundamental para quando for necessária a utilização. O versionamento é outra funcionalidade que pode ser muito significativa, já que permite recuperar variantes anteriores dos arquivos.
Há plataformas que possibilitam também a geração de relatórios para verificar se os backups foram realizados efetivamente, e a administração remota, acionando-os quando necessário.
Quais as diferenças?
A principal diferença entre ferramentas de backup e de sincronização é no quesito segurança. Ao criar as cópias de arquivos por meio do backup, é possível assegurar que estes estarão protegidos em situações críticas, por exemplo, se forem corrompidos, podendo ser recuperados e utilizados.
Já os recursos de sincronização não têm esse intuito, pois a finalidade é apenas de disponibilizar o acesso a arquivos em mais de um dispositivo simultaneamente. Caso o dado seja excluído na ferramenta, ele deixará de existir e não haverá uma cópia para recuperação.
A importância do backup
Uma perda de dados pode impactar negativamente as atividades das empresas, já que muitos processos e decisões são baseados neles. Além disso, a disponibilidade das informações para atender às solicitações dos titulares é um dos pontos previstos na LGPD.
Erros humanos também são um dos aspectos que podem afetar diretamente o gerenciamento de dados. Exclusões ou alterações indevidas de arquivos podem atrapalhar o funcionamento de sistemas e serviços, gerando uma série de danos.
Contar apenas com hardwares para garantir a disponibilidade dos dados também pode resultar em problemas. Caso os dispositivos deixem de funcionar, pode ser muito difícil recuperar as informações contidas neles. O backup em nuvem para empresas é uma boa alternativa para evitar isso.
Ataques cibernéticos são ameaças que também devem ser consideradas. Roubos e sequestros de informações, como o ransomware, podem deixar as empresas reféns de criminosos que exploram vulnerabilidades para extorquir corporações.
Por isso, o backup é um processo tão importante e fundamental para as corporações. Ele permite restaurar os dados em caso de indisponibilidade ou imprevistos como os citados acima, ajudando a preservar as operações da empresa e reduzindo as chances de prejuízos.
Como você pôde observar, backup e sincronização são ações diferentes e que devem ser utilizadas para finalidades específicas. Conhecer as distinções entre elas ajuda a saber como realizar o armazenamento adequado e aumentar o grau de segurança das informações.
E para manter cópias de segurança de dados, a Datasafer é a solução ideal. A plataforma de backup em nuvem, exclusiva para consultorias de TI e provedores de serviços gerenciados (MSPs), conta com alto nível de proteção, gerenciamento centralizado e personalização.
Além disso, são oferecidos treinamentos, suporte especializado e flexibilidade na administração do volume contratado. Para solicitar um teste gratuito, clique no banner abaixo!