Os processos da maioria das corporações são fundamentados atualmente na tecnologia, que desempenha um papel muito importante para os níveis de produtividade e eficiência dessas instituições.
Nesse cenário, os serviços gerenciados de TI despontam como uma maneira de manter as operações sempre em funcionamento e em seu melhor desempenho.
Por isso, este conteúdo irá apresentar esse novo modelo de TI, seus benefícios e como é possível oferecer esse tipo de solução. Continue a leitura e confira!
O que são serviços gerenciados de TI?
s serviços gerenciados de TI são oferecidos por consultorias ou MSPs (Managed Service Providers) e buscam trabalhar de forma estratégica os processos das corporações que envolvem tecnologia.
Esse tipo de solução foge à terceirização de TI tradicional, que foca na resolução dos problemas depois que eles já ocorreram, operando de maneira preventiva e com antecipação.
Profissionais que oferecem serviços gerenciados visam identificar falhas e o que pode ser melhorado nas operações da empresa, a fim de manter sempre a continuidade do negócio. A intenção é aperfeiçoar o desempenho e garantir o funcionamento da infraestrutura de TI da melhor forma possível.
Esses serviços são especializados e buscam gerar mais segurança nos processos, possibilitando às equipes de gestão das corporações dar foco a outras questões, sem precisar se preocupar com o ambiente de TI.
Outro ponto importante é que eles podem e devem ser realizados em empresas de qualquer porte. Além disso, oferecem uma ótima possibilidade de mudança de modelo de negócio para empresas de TI que ainda operam nos moldes tradicionais.
Principais benefícios
Os serviços gerenciados proporcionam muitos benefícios para as corporações, já que são responsáveis por garantir mais agilidade e eficácia em seus processos. Confira a seguir alguns deles!
Monitoramento de ambientes
Quando esse tipo de gerenciamento de serviços de TI é contratado, os profissionais realizam o monitoramento do ambiente constantemente, utilizando ferramentas precisas, que geram relatórios realmente confiáveis.
Assim, é possível garantir mais controle e segurança, além de aumentar a eficiência na resolução e diminuir o tempo de resposta caso ocorram falhas.
Antecipação de problemas
Os serviços gerenciados de TI operam no sentido da prevenção, por isso, ajudam as empresas a se antecipar em relação aos problemas e, consequentemente, evitá-los.
Isso porque, além do monitoramento, esse tipo de solução trabalha com recursos robustos para diminuir a chance de intercorrências. As ferramentas de proteção são um exemplo e podem ajudar na prevenção de ataques cibernéticos.
Outro recurso que opera na lógica de antecipação é o uso de backups, que proporciona a recuperação e disponibilidade de dados e sistemas em caso de desastres, exclusões ou alterações indevidas.
Redução de custos
A redução de custos gerada pelo uso de serviços gerenciados tem diversos motivos. O principal deles é a implementação de rotinas inteligentes e da automação de processos, ações que possibilitam uma maior produtividade para os vários setores das corporações.
Outro aspecto é o investimento em ferramentas mais eficazes, que dão base para a continuidade do negócio e reduzem os gastos tanto com recursos ineficientes como por demandas de serviço reativas, além de diminuir possíveis prejuízos financeiros.
A escalabilidade na gestão de serviços de TI também é um desses fatores. O modelo de atendimento é flexível, podendo contar com aumento de profissionais e recursos empenhados em momentos mais críticos e redução quando não há tanta necessidade, garantindo investimentos mais adequados às diferentes situações.
Adequação à realidade de transformação digital
A transformação digital é um processo no qual empresas colocam a tecnologia como peça fundamental para aumentar a agilidade e eficácia de processos, utilizando-a para solucionar os problemas de seu dia a dia e gerar vantagem competitiva.
Utilizar serviços gerenciados de TI é um modo de se adequar a essa realidade, que também busca otimizar as operações das corporações.
Isso porque ao optar por esse tipo de gestão de infraestrutura é possível contar com o mapeamento das tarefas que envolvem a tecnologia, além de uma dedicação constante por inovação de recursos e melhorias.
Além disso, a automação de processos é outro pilar da transformação digital presente nos serviços gerenciados. Ela busca diminuir o tempo empenhado em tarefas que podem ser automatizadas, aumentando, então, a produtividade.
Diferenças em relação ao modelo break-fix
Break-fix é a expressão que caracteriza o modelo de gestão de TI mais convencional. Ela pode ser traduzida como “quebra-conserta” e se refere ao modo como as demandas ocorrem, após os problemas.
Como se pôde observar, essa é a principal diferença entre o modelo de serviços gerenciados e os demais provedores de gerenciamento de TI, já que no primeiro a necessidade de antecipação e a operação de maneira preventiva e proativa são fundamentais.
Por conta dessas prioridades, os serviços gerenciados também acabam saindo na frente no quesito agilidade, já que os tempos de resposta são diminuídos por conta das tarefas mapeadas e monitoramentos constantes.
Outro ponto importante é a diferença na alocação de profissionais. Em modelos de terceirização tradicionais, é o contratante que define qual demanda o profissional assumirá. Já nos serviços gerenciados, a empresa lista as atividades desejadas e o fornecedor define qual profissional pode executar cada uma, em função de suas experiências.
Atualizações do mercado
Os serviços gerenciados também se adequam às necessidades e atualizações do mercado. A transformação digital, mencionada anteriormente, é um avanço cada vez mais essencial para as corporações e que esses serviços ajudam a implementar.
A própria segurança da informação, que visa manter a continuidade dos negócios, também é uma realidade e pode ser reforçada nas empresas por meio desse tipo de solução. Outra atualização importante que pode ser citada é a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A construção de operações que possam ser desenvolvidas remotamente, amplificada com a pandemia de covid-19, é também uma realidade dos serviços gerenciados, pois na maioria das vezes as atividades não são realizadas in loco nas empresas.
Como prestar serviços gerenciados
Ao se firmar como um fornecedor de serviços gerenciados de TI, é preciso saber que a especialização é um fator fundamental para o sucesso do negócio. Conhecer diferentes frentes de TI e saber como elas podem ser operadas estrategicamente nas corporações ajuda a garantir melhores resultados para os clientes.
Montar uma equipe ou contar com parceiros que tenham a noção de proatividade e prevenção necessárias para esse tipo de modelo de negócio é outro aspecto essencial.
Além disso, buscar por ferramentas sólidas e de qualidade, que proporcionem de fato mais confiabilidade e segurança aos processos dos clientes deve ser outra prioridade ao iniciar nesse modo de trabalho.
Outro ponto que precisa ser mantido no horizonte é o foco em planejamento e na gestão de TI voltada para a antecipação e inovação, pois só assim ocorrerá melhoria da produtividade e consequente diminuição de custos do cliente, e da própria MSP.
Saber precificar os serviços e acompanhar as receitas e saídas também é um passo importante para o êxito do prestador de serviços gerenciados.
Conhecer sua base de clientes e o quanto eles geram de capital, assim como o momento certo de prospectar novos consumidores, pode ser determinante para o sucesso financeiro.
Para gerar mais estabilidade à MSP, é preciso ter a fidelização dos consumidores como meta. Para isso, é necessário saber gerar valor, focar em crescimento conjunto, entregar o melhor serviço, além de atender bem seus clientes.
Alinhar as expectativas com os consumidores e saber estabelecer limites também são processos que garantem muito mais eficiência nas operações e na gestão da MSP.
Manter um portfólio com soluções eficientes, que podem ajudar a escalar e automatizar processos de corporações, tornando-os mais produtivos também deve ser uma premissa para quem fornece serviços gerenciados.
Uma possibilidade importante nesse sentido é o backup em nuvem. A solução é flexível, protege os dados dos clientes e os mantêm disponíveis para quando for preciso recuperá-los ou utilizá-los.
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