Se você trabalha com TI ou tem uma empresa que fornece serviços gerenciados (Managed Service Provider ou MSP), saiba que o backup em nuvem pode ser uma excelente solução para deixar seu portfólio mais completo.
Isso porque a segurança de dados é fundamental para qualquer negócio e estar em conformidade com as leis de armazenamento de informações, também. Confira abaixo uma série de dicas de como vender backup em nuvem e ofereça mais esse serviço aos seus clientes!
O que é backup em nuvem?
O backup em nuvem é uma cópia de segurança de dados digitais, realizada em um servidor remoto, mais conhecido como cloud computing. Esse tipo de serviço é importante para empresas, pois permite assegurar a proteção dos arquivos e sistemas, mesmo em caso de falhas e exclusões.
Com ele, é possível restaurar outras versões dos dados caso haja algum problema, diminuindo os riscos de perda de arquivos. Após o backup completo, os backups incrementais são realizados para que as novas informações possam ser protegidas.
Um detalhe que faz toda a diferença nesse sentido é a possibilidade de automatização e agendamento de backups, que podem ser programados para ocorrer como rotina, nos períodos desejados.
Quais são os benefícios do backup em nuvem?
Há uma série de benefícios em manter dados protegidos por um backup em nuvem e a segurança é o principal deles. Os servidores de backup em nuvem geralmente são robustos e operam com redundância para quando há necessidade de manutenções ou mesmo em momentos de instabilidades.
Isso significa que ao manter a cópia dos dados nesse tipo de serviço, é possível saber que mesmo que os hardwares de armazenamento da empresa falhem, as informações estarão protegidas nos servidores remotos e poderão ser recuperadas.
As certificações dos data centers são fundamentais nesse sentido. O ideal é que o ambiente no qual os dados estejam armazenados tenha classificação Tier III, que garante o atendimento aos máximos níveis de segurança e auditoria.
A criptografia também ajuda muito a manter as informações protegidas. Nos serviços de backup em nuvem, a definição das chaves pode ser feita muitas vezes pelo próprio usuário, o que garante mais confidencialidade.
A redução de custos é outro fator importante do backup em nuvem. Manter hardwares robustos para o armazenamento das cópias dos dados pode gerar gastos altos, além de não garantir a mesma proteção que os servidores remotos.
Além disso, caso haja necessidade de aumentar o storage, é muito mais fácil contratar mais espaço do que comprar novos equipamentos. Essa flexibilidade é, inclusive, outro benefício do backup em nuvem, já que fica muito mais fácil garantir escalabilidade quando for preciso ou necessário, sem a necessidade de altos custos com investimentos em hardware.
A rapidez nos processos também é um ponto alto desse tipo de serviço. Com a nuvem, é possível realizar backups incrementais, apenas dos dados novos, o que ajuda a reduzir o tempo da operação.
Para deixar isso ainda mais fácil, pode-se configurar e agendar os backups. Assim, eles ocorrem de forma programada e, em muitos casos, com possibilidade de acompanhamento remoto.
Outra vantagem relevante do serviço de backup em nuvem é a compressão dos dados. Muitos arquivos podem ser reduzidos e ocupar menos storage, e as plataformas realizam esse tipo de diminuição quando possível.
Por que vender backup em nuvem?
Como você pôde ver, são muitos os benefícios de realizar backup em nuvem. E esse é um dos motivos pelo qual vale a pena vender esse serviço. A solução dá mais segurança e pode ajudar os clientes a conquistar mais flexibilidade ao gerenciar dados.
Além disso, o backup em nuvem é um serviço que agrega muito ao portfólio de uma consultoria de TI ou MSP, já que possibilita que os clientes tenham acesso a possibilidades muito úteis e que facilitam muito o dia a dia.
Outro quesito que torna a venda de backup em nuvem muito interessante é a necessidade dos clientes de atender a requisitos de auditoria, que os façam manter os dados fora de sua sede, e até mesmo à LGPD.
O backup em nuvem é uma ótima solução nesse sentido, principalmente se o data center da nuvem é certificado e garante a conformidade com os aparatos legais.
E por ser um serviço oferecido por fornecedores remotos, você ainda tem a vantagem de ter um produto pronto para a venda e, muitas vezes, com suporte especializado.
Como vender backup em nuvem
Agora que você já sabe como o backup em nuvem pode ajudar seus clientes e porque vale a pena incluí-lo em seu portfólio, veja a seguir alguns passos que te ajudarão a começar a vender esse serviço!
Entenda o conceito
É preciso conhecer bem o conceito de backup em nuvem para torná-lo um produto. Assim, você pode apresentar para o cliente as vantagens de contar com esse tipo de solução e convencê-lo de que esse tipo de serviço irá contribuir para o desenvolvimento da empresa dele.
Para isso, a dica é se manter antenado e pesquisar conteúdos sobre o backup em nuvem e cloud computing em boas fontes.
Precifique o serviço
Depois de entender como o backup em nuvem funciona e pode ser utilizado por seus clientes, é hora de precificar o serviço. A ideia deve ser que o valor cobrado liquide seus custos.
A margem irá depender da forma como os serviços são comercializados em sua empresa e no contrato que você estabelecer com o seu cliente, caso existam outras soluções acertadas.
Para tornar esse processo mais fácil, a dica é precificar por volume de dados. Assim, é possível facilitar a escalabilidade quando for preciso.
Eduque o mercado
Depois de estruturar como será a venda do serviço, chega a hora de começar a pensar a comercialização.
Nessa hora, vale a pena trabalhar o conceito de educação do mercado. Caso seus clientes não saibam o que é backup em nuvem, você poderá marcar reuniões ou oferecer materiais para eles explicando no que consiste esse tipo de solução.
Desse modo, você mostra como esse serviço ajudará a proteger os dados da empresa dele e minimizar os problemas com falhas de backup e perda de arquivos. Vale a pena também salientar como a rapidez, a flexibilidade e o cumprimento das normas de auditoria e legislação podem ajudá-lo a ajustar processos.
Utilize a técnica de rapport
Rapport é uma palavra que deriva do termo francês rapporter, que significa “criar uma relação”. A ideia desse conceito, que surge na psicologia, é desenvolver uma conexão com outro indivíduo.
No contexto das vendas, o rapport se torna uma técnica. O conceito baseia uma série de ações que devem ser tomadas ao lidar com os clientes para demonstrar empatia e estabelecer uma relação de confiança com eles.
Algumas dessas práticas são a pesquisa de quem é esse outro indivíduo, para se ter subsídios de como ele age e o que precisa; a manutenção de boa postura e do contato visual durante as conversas; a escuta ativa das necessidades do cliente; além de chamá-lo pelo nome.
Esse tipo de ação ajuda a criar bons laços com o cliente e pode influenciar até na durabilidade da relação de sua empresa com ele.
Faça demonstrações
Outra boa técnica comercial é possibilitar demonstrações. Deixar o cliente testar o serviço por um período estabelecido, sem cobrar por isso, permite que ele possa perceber na prática como a solução pode ser benéfica e ajudar o seu negócio.
Ofereça soluções variadas
Além disso, oferecer um serviço de backup em nuvem que atenda a diferentes necessidades pode ajudar muito a obter sucesso nas vendas. Pode ser que o cliente precise manter informações de bancos de dados, sistemas operacionais e até de máquinas virtuais protegidas.
Desse modo, contar com uma solução que possibilite realizar diferentes tipos de backup, para as plataformas que o cliente demandar, é fundamental.
A Datasafer é uma excelente opção nesse sentido. A plataforma de backup em nuvem é muito completa e exclusiva para provedores de serviços de TI e MSPs. O gerenciamento centralizado é um destaque da solução e permite monitorar e gerenciar os clientes por meio de um portal web personalizado.
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