Apenas no mês de abril a moeda norte-americana subiu 6,03% e fechou a cotação acima de R$3,50. É o maior patamar de fechamento desde junho de 2016 e a tendência é de novas altas durante o ano.
Os consultores da área Econômica [1] informam que o movimento de alta acontece em meio à temores de que o ritmo de aumento de juros anunciados pelo FED (banco federal norte-americano) deverá ser mais acentuado do que o inicialmente esperado, o que pode acelerar o aumento do dólar para os próximos meses, afetando as empresas brasileiras que vendem seus produtos atrelados à cotação do dólar.
E qual o impacto desse aumento no setor de tecnologia?
Como o mercado interno no Brasil está se reaquecendo, após a alta do PIB em 2017 e previsão de alta de 2,75% para 2018, verifica-se aumento da demanda interna por renovação do parque de TI, como servidores e a contratação de novos serviços como backup em nuvem.
Ou seja, há novas necessidades no mercado de TI que precisarão ser atendidas, e os fornecedores que vendem baseados no dólar serão duramente impactados pelo câmbio desfavorável.
Se a sua empresa contrata por serviços de backup e paga em dólar, saiba como economizar!
Procure empresas que ofereçam serviços de backup em nuvem com tabela de preços em reais, valores fixos contemplando todos os impostos e sem surpresas no final do mês!
[1] https://veja.abril.com.br/economia/dolar-sobe-e-fecha-no-patamar-de-r-355-pela-1a-vez-em-quase-2-anos/