Em qualquer segmento, o posicionamento de marca e o desenvolvimento de estratégias que possam otimizar os lucros e alavancar as vendas são cruciais para o sucesso dos negócios. Esses são preceitos básicos do marketing e podem ser aplicados de formas diversas.
Isso não é diferente ao se falar da TI. Empresas que prestam serviços gerenciados de Tecnologia da Informação podem se beneficiar muito ao elaborar táticas de entrega de valor e satisfação de necessidades de clientes por meio do marketing para TI.
Por isso, confira neste conteúdo os principais fundamentos dessa prática, importância e como é possível criar suas próprias estratégias. Boa leitura!
O que é marketing?
Segundo um dos principais nomes da área, Philip Kotler, o marketing pode ser definido como “o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Isso quer dizer que esse tipo de atividade estratégica tem como objetivo satisfazer demandas de pessoas por meio da oferta de itens, gerando, a partir disso, identificação com a marca e/ou produto (o chamado valor) e, consequentemente, lucro para a empresa.
A ideia geral é, então, potencializar as vendas por meio de ações que beneficiem tanto o público como as corporações.
Para isso, é possível empenhar e desenvolver atividades como pesquisas de mercado e a respeito dos consumidores; criação de campanhas, anúncios e conteúdos; assim como trabalhar o relacionamento com o público e o atendimento pré e pós-venda.
Marketing digital
E como é possível executar as definições e ações elencadas acima? Atualmente, uma das principais maneiras de realizar essa tarefa é o chamado marketing digital. Esse tipo de estratégia visa utilizar os diversos canais virtuais para divulgar produtos e serviços, além de estreitar a relação com os consumidores.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que se baseia na produção de conteúdo relevante para os usuários que podem se beneficiar com as soluções ofertadas pela empresa.
A intenção é responder questionamentos e ajudar a resolver problemas reais dos consumidores, se posicionando como uma fonte genuína de informação e estabelecendo uma relação de confiança com eles.
Para isso, é preciso estabelecer e conhecer muito bem o público que se espera atingir e suas dores, por meio da criação de uma persona, com a descrição de quem é esse indivíduo, quais são seus dados demográficos, objetivos e comportamentos.
A partir disso, é possível planejar e iniciar a produção dos conteúdos, que terão como foco atrair, converter e se relacionar com os usuários.
Algumas possibilidades de canais de atuação do Marketing de Conteúdo são os blogs corporativos, o e-mail e as redes sociais.
SEO
Uma das bases da estratégia de Marketing de Conteúdo é o SEO (Search Engine Optimization), que pode ser traduzido como otimização para motores de busca.
Esse conjunto de técnicas visa alcançar bons posicionamentos orgânicos nos buscadores, principalmente o Google, para palavras-chave significativas para a persona.
Além de ser muito importante para uma estratégia de conteúdo, o SEO é fundamental para fazer com que a empresa seja encontrada pelos consumidores por meio do site institucional e páginas de descrições de produtos.
Esse tipo de otimização é dividido essencialmente em duas categorias, o SEO on-page, que reúne as técnicas que devem ser utilizadas nas páginas para aumentar as suas chances de alcançar bons posicionamentos, e o SEO off-page, que se direciona para as relações do site com outros domínios.
E-mail marketing
Outra estratégia muito relevante é o e-mail marketing. Ela se baseia no disparo de mensagens para usuários que se relacionaram de alguma forma com a empresa, idealmente de acordo com o nível de interação que eles tiveram com ela.
Alguns tipos de e-mails que podem ser enviados para os consumidores são transacionais, de nutrição (focados em direcionar o indivíduo para uma próxima etapa na jornada com a corporação), informacionais e as chamadas newsletters.
Atualmente, existem softwares que permitem automatizar o processo de disparo das comunicações. Isso é possível a partir da criação de fluxos com base na etapa de relacionamento que a persona se encontra. Assim, é possível dar mais assertividade à estratégia como um todo.
Redes sociais
As redes sociais se tornaram um novo tipo de cartão de visitas das empresas. Produzir conteúdo para elas, com enfoque tanto na divulgação de serviços como em temáticas que sejam de interesse dos consumidores, é fundamental para se posicionar digitalmente.
Outra vantagem desse tipo de estratégia de marketing é o potencial de interação que esses canais proporcionam, já que os usuários podem comentar, curtir e compartilhar postagens.
Algumas das redes sociais que podem ser utilizadas no marketing para TI são o LinkedIn, o Facebook e o Instagram.
Mídia paga
A mídia paga é uma estratégia de veiculação de anúncios pagos em plataformas para divulgar produtos, serviços, conteúdos ou a própria empresa, gerando mais visibilidade e oportunidades para a corporação.
Essas comunicações são entregues para públicos direcionados e podem ser links acompanhados por pequenos textos, banners, imagens ou vídeos. Alguns dos canais que oferecem esse tipo de veiculação são o Google, o YouTube, o Facebook, o Instagram e o LinkedIn.
Como montar uma estratégia?
E quais são as principais etapas necessárias para montar um plano de ação de marketing para TI? Na verdade, não existe uma fórmula nesse sentido, mas sim bons direcionamentos.
Definir quem será ou serão os responsáveis por tocar essas atividades é um ótimo primeiro passo. A partir disso, é interessante se dedicar a estudar e entender como funcionam dinâmicas importantes dentro do marketing e dos processos comerciais, como o funil de vendas, e buscar conhecer a fundo a persona ideal para a empresa.
Com essas definições, é possível partir para a etapa de elencar os objetivos da corporação com o marketing, que podem ser, por exemplo, se posicionar no mercado ou gerar mais vendas.
É interessante se desdobrar em cima desses ideais para entender quais serão as frentes utilizadas para compor as próprias ações de marketing. Vale ressaltar que os exemplos citados acima não são os únicos e que é importante evitar direcionar todos os esforços em apenas um tipo de estratégia.
Após essa determinação, chega a hora de criar um planejamento com o cronograma de cada uma das atividades que serão desempenhadas. Uma dica nesse momento é dividir os processos em etapas e definir metas de acordo com o que se espera das ações.
Com o planejamento pronto, pode-se iniciar a implementação e desenvolvimento das estratégias. Essa etapa aparenta ser a última, mas não é. Ela pressupõe algumas tarefas específicas, como a análise de desempenho e resultados, além da realização de testes a fim de entender se o modo como as atividades estão sendo feitas é o melhor.
Retomar o planejamento sempre que os objetivos da empresa mudarem ou, então, se for necessário alterar algo na estratégia de modo geral. Esse é um processo fundamental e que ajuda a redirecionar os esforços e recursos empenhados na gestão de marketing.
Importância do marketing para TI
O marketing é uma prática que permite buscar satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores da melhor maneira, trazendo inúmeros benefícios também para a própria corporação.
É uma atividade que, se for realizada de modo estratégico, pode aumentar as vendas e contribuir para a fidelização dos clientes de prestadores de serviços de TI. Isso porque ela opera na lógica da geração de valor, da melhora do relacionamento com o público e do posicionamento de marca.
Então, não perca tempo, comece a pensar com quais objetivos da sua empresa o marketing pode contribuir e planeje como é possível implementar ações para atingi-los!
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