Você sabe qual a importância da criptografia quando pensamos em um ambiente em nuvem? Ela é um dos principais mecanismos de segurança utilizados para proteger informações armazenadas na cloud e faz parte de um conjunto de boas práticas quando o assunto é backup em nuvem!
Neste artigo, vamos explorar em detalhes como funciona a criptografia, seus diferentes tipos e as vantagens que ela oferece para proteger as informações dentro do espaço de armazenamento virtual.
O que é criptografia e como ela funciona no backup em nuvem?
A criptografia permite que somente o remetente e o destinatário de uma mensagem visualizem seu conteúdo. Este método de proteção de informações utiliza códigos e algoritmos matemáticos complexos para torná-las ilegíveis — como em um texto embaralhado —, impedindo a leitura, caso sejam interceptadas por terceiros.
No backup em nuvem, a criptografia garante que os dados estejam protegidos durante o armazenamento e a transferência. Na prática, as informações são embaralhadas até que um usuário autorizado faça o login e visualize-as na versão verdadeira.
O método protege os dados depois que eles saem da estrutura de TI corporativa. Sendo assim, não importa para onde eles viajem, pois sempre estarão seguros.
Tipos de criptografia
O processo de criptografia se divide basicamente em dois tipos quando se relacionam com dados de backup.
Simétrica
Na criptografia simétrica, uma única chave é usada tanto para cifrar quanto para decifrar os dados. Essa chave deve ser mantida em sigilo absoluto entre o remetente e o destinatário das informações (quem envia e quem recebe), pois em caso de desvio ou acesso não autorizado as informações podem ficar comprometidas.
Um exemplo do uso de criptografia simétrica é o padrão AES (Advanced Encryption Standard), que faz o processo de codificação em um único bloco ao invés de quebrar os dados em bits individuais.
No contexto do backup em nuvem, o remetente (usuário ou empresa) utiliza uma chave simétrica para cifrar os dados antes de enviá-los ao serviço de armazenamento. Essa mesma chave é necessária para decifrar e utilizar os arquivos posteriormente, garantindo que somente o usuário autorizado possa acessá-los.
Assimétrica
Já na criptografia assimétrica, são utilizadas duas chaves diferentes: uma pública e uma privada. A chave pública serve para codificar os dados, enquanto a privada é usada para reverter o processo.
A principal vantagem desse método é que não há necessidade de compartilhamento direto de chaves entre as partes envolvidas. No entanto, essa abordagem requer maior uso de processamento e, por isso, acaba sendo menos utilizada quando o assunto é backup.
Gerenciamento de chaves
Assim como qualquer outra senha, as chaves requerem cuidados especiais. O gerenciamento correto dessas chaves promove uma camada adicional de proteção e fortalece a segurança do sistema.
Isso inclui a geração segura, o armazenamento adequado, a rotação periódica e a distribuição seletiva das chaves. Ao adotar essas práticas, reduz-se o risco de violação de segurança e protegem-se os dados sensíveis armazenados na nuvem.
Criptografia de ponta a ponta: o que é?
A criptografia de ponta a ponta, ou E2EE (end-to-end encryption em inglês), é um recurso de segurança assimétrica que protege as informações em trânsito. Nem o provedor da nuvem nem qualquer intermediário tem acesso ao conteúdo dos dados.
Esse tipo de proteção é utilizado diariamente por diversas pessoas, mesmo sem o seu conhecimento. A maioria dos aplicativos de troca de mensagens, por exemplo, utiliza essa ferramenta, e todo o processo ocorre automaticamente. O usuário nem percebe, mas a proteção está lá.
Vantagens da criptografia em nuvem
A utilização da criptografia no backup em nuvem traz maior segurança e proteção para os dados armazenados. Listamos os principais benefícios a seguir.
Conformidade e proteção de dados
A criptografia em nuvem ajuda a garantir a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil e outras regulamentações de privacidade. Criptografar os dados durante o armazenamento e a transferência evita violações de dados sensíveis. Isso significa que, mesmo que ocorra um acesso não autorizado, as informações permanecerão inacessíveis e ininteligíveis sem a chave correta.
Controle de acesso
Outra vantagem importante da criptografia em nuvem é o gerenciamento de acesso aos dados. É possível definir quem tem permissão para acessar e visualizar informações. Isso reduz significativamente o risco de ingresso não autorizado e protege a confidencialidade das informações armazenadas na nuvem.
Ao considerar todos esses fatores, fica evidente qual a importância da criptografia para a segurança dos dados armazenados em nuvem, não é mesmo? Para se manter atualizado de todas as novidades de tecnologia da informação e cibersegurança, assine a nossa newsletter. Basta preencher seus dados no formulário abaixo!